Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pós-graduação em Matemática

Área do conteúdo

11º Workshop Latino-Americano sobre Cliques em Grafos

Data da publicação: 30 de outubro de 2024 Categoria: Notícias

11º Workshop Latino-Americano sobre Cliques em Grafos

Entre os dias 20 e 23 de outubro de 2024, o grupo ParGO, que inclui os docentes da área de Combinatória da PGMAT, organizou a 11ª edição do Workshop Latino-Americano sobre Cliques em Grafos. O evento reuniu 89 estudantes e pesquisadores de universidades brasileiras e de outros países da América Latina, que apresentaram 53 trabalhos. Focado em temas de teoria dos grafos, algoritmos e otimização combinatória, o congresso contou com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Grupo de Paralelismo, Grafos e Otimização (ParGO), do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PGMAT), do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (MDCC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Institut Nationale de Recherche en Sciences et Technologies du Numérique (INRIA-França).

O evento contou com sessões plenárias proferidas por pesquisadores renomados, como: César Hernández Cruz, da Universidad Nacional Autónoma de México, que explorou o tema de homomorfismo completo em grafos; a professora Andrea Jiménez, da Universidad de Valparaíso, no Chile, apresentou “Grafos com Mulheres”, destacando sua colaboração com pesquisadoras de destaque na área de teoria dos grafos; o pesquisador Nicolas Nisse discutiu diversos trabalhos sobre o desenvolvimento de jogos matemáticos aplicados a grafos; e a professora Marina Esther Groshaus, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que abordou técnicas para reconhecer a complexidade computacional de classes de grafos bicliques.

Além das apresentações de trabalhos, o evento promoveu uma discussão sobre os desafios da popularização da ciência. A professora Rosiane de Freitas, da UFAM, apresentou iniciativas para a democratização do conhecimento científico e para a promoção da igualdade de gênero nas ciências exatas. O professor Vinícius dos Santos (UFMG) enfatizou a relevância de olimpíadas científicas, como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e a Maratona SBC, para a atração de jovens talentos à área científica. O pesquisador Nicolas Nisse também apresentou o projeto de difusão científica TerraNumerica, uma iniciativa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), do Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (INRIA) e da Université Côte d’Azur. Ele demonstrou como é possível aprender de forma lúdica por meio de atividades desplugadas.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo