gov.br

Pós-graduação em Matemática

A PGMAT-UFC lamenta o falecimento do Professor Yuri Manin

Data de publicação: 11 de janeiro de 2023. Categoria: Notícias

A PGMAT-UFC lamenta o falecimento do Professor Yuri Manin, Diretor Emérito do Instituto Max Planck de Matemática.

Yuri Manin possui contribuições fundamentais para a teoria dos números, geometria algébrica e física matemática, contribuições que são apenas a ponta do iceberg no que diz respeito à sua visão incrivelmente profunda e ampla da matemática, física e outros domínios do esforço acadêmico.

Ele é autor de mais de 300 artigos e 11 livros. Recebeu uma série de prêmios, como por exemplo, Lenin 1967, a Medalha Brouwer 1987, o Prêmio Frederic Esser Nemmers 1994, o Prêmio Rolf Schock em Matemática 1999, o Prêmio Internacional King Faisal em Matemática 2002, a Medalha Georg Cantor 2002, a Order pour le Mérite for Science and Art, Alemanha, 2007, e o János Bolyai International Mathematical Prize 2010.